Assembleia Geral da SPEHC - dia 04 de Outubro de 2024
Hora: 17.00h
A Assembleia Geral será realizada por video conferência.
Assembleia Geral da SPEHC - dia 04 de Outubro de 2024
Hora: 17.00h
A Assembleia Geral será realizada por video conferência.
Novo website da IFCH - Federação Internacional de História da Construção
International Federation of Construction History
Foi recentemente renovado e ampliado o website da International Federation of Construction History, disponível em https://www.ifoch.org
A Federação Internacional de História da Construção foi criada para:
- Proporcionar um fórum que possibilite a cooperação entre as Sociedades de História da Construção reconhecidas;
- Reconhecer novas sociedades de estudos de História da Construção;
- Organizar os Congressos Internacionais de História da Construção, que ocorrem a cada três anos sempre em universidades diferentes.
A Federação é administrada por um comité composto por um representante de cada uma das sociedades constituintes, juntamente com um máximo de dois membros cooptados que são eleitos anualmente e que o comité considera que possam ajudar na sua atividade.
A Federação Internacional de História da Construção disponibiliza também online uma bibliografia de história da construção cuja manutenção é assegurada pela Construction History Society do Reino Unido. O trabalho de manutenção é feita por voluntários. A ferramenta de pesquisa é de uso gratuito e permite a busca textual simples, por nomes, palavras ou frases em todos os campos. As entradas incluem resumos.
A Bibliografia da IFCH encontra-se disponivel em: https://www.ifoch.org/bibliography/
Palestras SPEHC 2023
6 de Dezembro de 2023
No dia 6 de Dezembro de 2023, pelas 18.00h (15.00h hora de Brasilia), realizar-se-á por videoconferência uma nova edição do ciclo de Palestras SPEHC 2023, com as seguintes comunicações:
- PTBuilds19_20: Uma Plataforma Digital para a História da Construção em Portugal
João Mascarenhas Mateus, (Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitetura - CIAUD)
- Os Engenheiros, o Neoclássico e a Modernização do Estado Brasileiro na Segunda Metade do Século XIX
Nelson Pôrto Ribeiro (Universidade Federal do Espírito Santo, CNPq)
O evento será transmitido apenas de forma virtual através da plataforma Zoom, usando o link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97039022788
A iniciativa conta com o apoio do CERIS - Instituto de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa, da Universidade Federal do Espírito Santo, do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da FCT - Fundação para a Ciência e tecnologia.
Assembleia Geral da SPEHC - dia 29 de Setembro de 2023
Hora: 11.30h
A Assembleia Geral será realizada por video conferência.
Palestras SPEHC 2023
2 de Novembro de 2023
No próximo dia 2 de Novembro de 2023, pelas 16.00h (hora dos Açores), no Museu Militar dos Açores - Forte de São Brás, Avenida infante D. Henrique, 9500-150 Ponta Delgada – realizar-se-á mais um ciclo de Palestras SPEHC 2023, com a seguinte composição:
- O fogo como matéria-prima: construções em pedra vulcânica nos jardins e quintas oitocentistas da ilha de São Miguel
Isabel Soares de Albergaria, (Universidade dos Açores - FCSH, CHAM - NOVA FCSH)
- “Castelos” de pedra, e cal? Fortificações da Idade Moderna nos Açores
Igor Espínola de França (Universidade dos Açores - FCSH, CHAM - NOVA FCSH)
- Construção e adaptação de hospitais militares nos Açores durante a II Guerra Mundial
Alexandre Reis (Universidade dos Açores - FCSH)
A entrada presencial para a Conferência é livre. O evento será transmitido também de forma virtual através de Zoom. Para os associados e colegas interessados, enviar email para geral@spehc até dia 1 de Novembro.
O evento conta com o apoio da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade dos Açores; do Museu Militar dos Açores; da FCT, do CHAM -Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa e do HTC -História, Territórios e Comunidades, NOVA FCSH/Universidade de Coimbra.
Palestras SPEHC 2023
28 de Abril de 2023
No próximo dia 28 de Abril de 2023, a partir das 14.30h, na Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, no Largo do Paço, em Braga, terá lugar um ciclo composto pelas conferências:
- Contributos da investigação arqueológica para a História da Construção proferida pela Professora Manuela Martins, Professora Catedrática aposentada de Arqueologia da Universidade do Minho.
- Sistema construtivo das fortificações da fronteira do Minho proferida pela Doutora Rebela Blanco-Rotea, Investigadora Principal do Laboratório Paisagens, Património e Território (Lab2PT-Uminho)
A entrada presencial para a Conferência é livre. O evento será transmitido também de forma virtual através do link indicado no Programa.
Este evento conta com o apoio do Lab2PT - Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho e do IN2PAST - Laboratório Associado para o estudo e valorização do património cultural da Universidade de Coimbra.
8º Congresso Internacional de História da Construção / 8th International Congress on Construction History
24 a 28 de Junho de 2024
Zurique, ETH, Suiça
O 8º Congresso Internacional de História da Construção terá lugar em Zurique de 24 a 28 de Junho de 2024. O novo evento internacional dá continuidade aos congressos de Madrid, Espanha (2003), Cambridge, Reino Unido (2006), Cottbus, Alemanha (2009), Paris, França (2012), Chicago, EUA (2015), Bruxelas, Bélgica (2018) e Lisboa, Portugal (2021).
Organizado pela ETH Zürich, o 8ICCH pretende discutir a nível mundial todos os aspectos da história da construção: não apenas materiais, técnicas de construção, tipos de construção - mas também as pessoas e empresas envolvidas, aspectos socioculturais da construção e a história da ciência e do conhecimento. Um foco importante do 8ICCH será também a metodologia de investigação.
Submissão de abstracts: 15 de Março - 30 de Abril de 2023
Todas as informações em https://8icch.ethz.ch
4º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira
Ambientes em Mudança
4 a 7 de setembro de 2023
Guimarães, Universidade do Minho, Portugal
Todas as informações em https://4cihclb.pt
Assembleia Geral da SPEHC e Eleições dos seus Corpos Sociais para o biénio 2022-2023 - dia 26 de Abril de 2022
Hora: 17.00h
A Assembleia Geral será realizada por video conferência.
History of Construction Cultures - Proceedings of the 7th International Congress on Construction History (7ICCH 2021), July 12-16, 2021, Lisbon, Portugal
Os dois volumes das Atas do 7th International Congress on Construction History (7ICCH 2021) organizado pela SPEHC, encontram-se disponíveis em formato "Open Access" nos sites do grupo editorial Taylor & Francis e no da editora Routledge.
Para além de impressas e disponíveis para aquisição no site Routledge1.com e Routledge2.com , as Atas deste congresso encontram-se também acessíveis a todos em formato open acess no site da editora Taylor & Francis. As Atas compõem-se do volume 1, com 813 páginas, e do volume 2, com 805 páginas. O Congresso contou com 357 propostas abstracts, envolvendo, ao todo, mais de 420 autores. Do total de propostas, foram aceites 244 abstracts através da avaliação de 3 membros do comité científico internacional na modalidade “double blind peer review”. Na segunda fase de avaliação, com a modalidade “single blind peer review” por 3 membros do comité científico internacional, foram aceites 206 papers de 37 diferentes países. O Comité Cientifico Internacional foi composto por 56 membros. O Comité Cientifico Local contou com 18 membros. O Comité Organizador foi composto por 8 membros. O trabalho de correção e tradução dos papers foi efetuado por 4 proofereaders. Ao todo, participaram no Congresso 353 autores e co-autores. O Congresso contou com 10 Open Sessions e 8 Thematic Sessions, distribuídas por 12 Módulos. Cada módulo albergou entre três e cinco sessões paralelas em simultâneo. Trocaram-se durante a preparação e realização do congresso mais de 12700 emails com autores, membros dos diferentes comités e instituições associadas.
Para consulta e download dos 2 volumes poderá visitar a nossa página Publicações ou usar os seguintes links: Volume 1 Volume 2
Revista de Historia de la Construcción - Revista de la Sociedad Española de Historia de la Construcción
04 a 8 de Outubro de 2022
Acaba de ser lançado o primeiro número da Revista de Historia de la Construcción - Revista de la Sociedad Española de Historia de la Construcción. Editada pela Universitat Politècnica de València, foi fundada en 2020 pela Sociedade Espanhola de História da Construção.
Os principais objetivos da nova Revista são os de abordar temas próprios do campo disciplinar da História da Construção, em particular das práticas construtivas ao longo do tempo. A publicação está interessada, por isso, pela construção da arquitectura e pela engenharia civil ao longo da história. Procura abordar estes temas desde os seus aspectos mais centrados nas técnicas e nos procedimentos, assim como a partir de outros pontos de vista, como os meios de concepção e controlo, a organização do trabalho ou as condições que limitam ou tronam possível as obras, na medida em que explicam a actividade da construção. A nova revista aceita propostas de artigos em espanhol e inglês.
Todas as informações disponíveis sobre a Revista de Historia de la Construcción - Revista de la Sociedad Española de Historia de la Construcción, em:
https://polipapers.upv.es/index.php/HC/index
XII Congreso Nacional y IV Internacional Hispano-Americano de Historia de la Construcción
04 a 8 de Outubro de 2022
A Sociedad Española de Historia de la Construcción (SEdHC) convoca o XII Congreso Nacional y IV Internacional Hispano-Americano de Historia de la Construcción em Mieres, nas Astúrias, dos dias 4 a 8 de Outubro de 2022.O congresso terá lugar na Escuela Politécnica de Mieres da Universidad de Oviedo. Os temas do congresso são os habituais e dar-se-á também especial enfase à construção asturiana, à arquitetura industrial e à história das obras públicas. Depois das primeiras ondas da pandemia mundial, retoma-se de forma decidida a actividade relacionadas com os Congresos de Historia de la Construcción. Devido às incertezas ainda existentes, opta-se por fazer coincidir de forma extraordinária, mais uma vez, as edições espanhola e hispano-americana numa única convocatória presencial que pretende reunir investigadores provenientes de variadas origens num mesmo lugar.
Datas importantes
Envio de resumos: prazo extra 15 de Janeiro de 2022
Aceitação dos resumos: 20 de Janeiro de 2022
Envio das comunicações aceites: até 18 de Abril de 2022
Aceitação definitiva das comunicações: 15 de Maio de 2022
Realização do Congresso: de 4 a 8 de Outubro de 2022
Para mais informações sobre este importante congresso, consultar a página online:
http://historiaconstruccion.org/2022/
Assembleia Geral da SPEHC - dia 15 de Fevereiro de 2021
Hora: 17.00h
A Assembleia Geral será realizada por video conferência.
7th International Congress on Construction History. Lisbon, from 12 to 16 July, 2021
The new deadline to submit full papers is 17 December 2020. This is a firm deadline and there will be no further extension. Your paper will be again subjected to a blind peer review. You will be notified about the (conditional) rejection or acceptance of your paper in February 2021. In order to be included in the proceedings the registration fee needs to be paid until 1 March 2021. Only one full paper per first author registration will be accepted.
More information at http://7icch.org/papersubmission
Palestras SPEHC 2020 – por teleconferência
26 de Novembro de 2020
No próximo dia 26 de Novembro de 2020, a partir das 17.00h, terá lugar através da plataforma zoom, a Conferência Abrindo a Caixa-Negra da Ferrovia Portuguesa: A Construção Sociotécnica dos Caminhos de Ferro Nacionais (1850-1900) proferida pelo Dr. Hugo Silveira Pereira, investigador do CIUHCT | Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e honoray fellow da Universidade de York, no Reino Unido.
A entrada para a Conferência é livre para os membros da SPEHC através de link enviado por email. Se não é membro da SPEHC pode solicitar o seu link a geral@spehc.pt até às 15.00h do dia 26 de Novembro de 2020.
Este evento conta com o apoio do CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, do CERIS - Instituto de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa e do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa.
Hugo Silveira Pereira é Investigador Auxiliar no CIUHCT – Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa) e Honorary Fellow no Department of History (University of York). Anteriormente, Visiting Scholar no History Department da School of Humanities, Arts and Social Sciences (MIT - Massachusetts Institute of Technology). Doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). Autor de vários artigos e livros sobre os caminhos de ferro portugueses metropolitanos e coloniais. Interesses presentes de investigação incluem o uso da fotografia para registar atividades de ciência, tecnologia, engenharia e medicina.
7th International Congress on Construction History. Lisbon, from 12 to 16 July, 2021
The new deadline to submit full papers is 6 December 2020. Your paper will be again subjected to a blind peer review. You will be notified about the (conditional) rejection or acceptance of your paper in February 2021. In order to be included in the proceedings the registration fee needs to be paid until 1 March 2021. Only one full paper per first author registration will be accepted.
More information at http://7icch.org/papersubmission
7th International Congress on Construction History. Lisbon, from 12 to 16 July, 2021
The general call for abstracts has invited proposals as single contributions dealing with a broad range of construction history topics as well as to be included in thematic sessions. Topics cover a broad range of construction history subjects (construction determinants and their relation with design, extraction and processing of materials, site management, works execution processes, knowledge transfer, actors, machines, tools, building legislation, construction - politics, economy and society, etc. Proposals can approach these subjects from any time period (from ancient times to the 20th century), have any geographical scope (local to intercontinental) and discuss any type of buildings and structures (e.g. vaults; shells; spatial structures; trusses; bridges; industrial/residential/public/religious; stadiums and pavilions; military constructions; infrastructures and public works). Thematic sessions are the result of a previous successful call collecting a significant number of proposals from senior and young researchers coming from all over the world (New Zealand, Australia, China, Mexico, Canada, Germany, Spain, France, Portugal, United Kingdom, Belgium, Russia and Switzerland) aiming to cover important problematics, historical periods and different regions of the globe.
After the Abstract Review Process, if your proposal was selected for a paper presentation at the congress, you are now invited to submit a paper to be evaluated during the Paper Review Process. Papers presented at the congress will be published in the 7ICCH Proceedings, which will be available at the conference. 7ICCH Proceedings will be published and printed by CRC Press / Balkema (Taylor & Francis Group) and sent to multiple indexing services The official language of the conference is English. All proposals must be submitted in English and all presentations must be delivered in English. Translation and interpreting services will not be available.
Authors are encouraged to give great attention to the English grammar level of their own proposal texts and submitting them after being previously checked by a native English speaker. Texts poorly written in English will be refused by reviewers.
Maximum number of proposals by participant: Each participant can take part in a maximum of 2 paper proposals: one as first author and another as a co-author. Papers whose first authors and co-authors are the same as those of another two proposals already submitted will not be accepted.
The maximum number of pages of the two column paper is 8. The minimum number of pages of the two column paper is 6.
The deadline to submit full papers is 15 November 2020. Your paper will be again subjected to a blind peer review. You will be notified about the (conditional) rejection or acceptance of your paper in February 2021. In order to be included in the proceedings the registration fee needs to be paid until 1 March 2021. Only one full paper per first author registration will be accepted.
More information at http://7icch.org/papersubmission
7th International Congress on Construction History. Lisbon, from 12 to 16 July, 2021
The new stage of confinment-decofinment transition can be an obstacle to observe the 7ICCH Abstract Submission Deadline of 28 June 2020. In order to give more time for proponents to submit proposals, the 7ICCH Organizing Committee has decided to postpone the deadline by two weeks.
The new Abstract Submission Deadline is now: 12 July 2020.
We remind you 7ICCH Proceedings will be published and printed by CRC Balkema (Taylor & Francis Group) and sent to multiple indexing services.
After the reviewing process, you will be notified by 1 September 2020 if your abstract is selected for a paper presentation at the congress. Following the approval of abstracts, full papers are due on 15 November 2020. Acceptance will be notified until 1 February 2021. To comply with the reviewing process we will make available at http://www.7icch.org an electronic template, instructions and a sample according to which papers must be typed.
More information at http://www.7icch.org
Assembleia Geral da SPEHC - dia 15 de Junho de 2020
Hora: 16.30h
A Assembleia Geral será realizada por video conferência.
7th International Congress on Construction History. Lisbon, from 12 to 16 July, 2021
The 7th International Congress on Construction History (7ICCH) will be held in Lisbon, from 12 to 16 July, 2021.
As in 6ICCH (Brussels, 2018), the 7ICCH event will adopt a two-step procedure for proposals evaluation:
- First call: a first call for proposals for thematic sessions will be open from 15 April 2020 to 9 May 2020;
followed by a
- Second call: a general call for abstracts for the usual open sessions, from 18 May to 28 June 2020.
We are what we build and how we build; thus, the study of Construction History is now more than ever at the centre of current debates as to the shape of a sustainable future for humankind. With the main theme “History of Construction Cultures”, the Congress will provide an opportunity to celebrate and expand our understanding of the ways that everyday building activities have been perceived and experienced in different cultures, times and places.
The general call for abstracts will invite proposals for inclusion in thematic sessions as well as single contributions dealing with a broad range of construction history topics (construction determinants and their relation with design, extraction and processing of materials, site management, works execution processes, knowledge transfer, actors, machines, tools, building legislation, construction - politics, economy and society, etc.). The aim will be to achieve a broad and in-depth assessment of new research in construction history.
The present call, open until 9 May 2020 invites prospective session chairs to suggest topics for thematic sessions. The proposed subjects should contribute to the debate of the latest issues, approaches and questions of research in the field of construction history research, stimulating intercultural and interdisciplinary collaboration and discussion.
Proposals should include a description of the theme (max. 400 words), an explanation of the relevance of the theme (max. 400 words) and the CV of the applicant chair demonstrating his/her relevant expertise. With the support of the Scientific Committee, the Organizing Committee will select up to 12 thematic sessions, limited to one per applicant. Chairs of the thematic sessions are expected to be present at the 7ICCH and give a short introduction to their session. They are, in collaboration with the Scientific Committee, responsible for the selection process of the submitted abstracts and for the editing process of the submitted papers. Four or five papers will be selected for each session. No more than one paper from the chair’s research team can be selected. The Scientific Committee reserves the right to redirect papers towards other thematic or general sessions. Proposals should be sent to 7icchlisbon@gmail.com until 9 May 2020. Prospective session chairs will be informed on the evaluation of their proposals by the Organizing Committee by 16 May 2020.
More information at http://www.7icch.org
Assembleia Geral e Palestras SPEHC 2020 - Porto, 30 de Janeiro de 2020
entrada livre para as Palestras SPEHC2020
No próximo dia 30 de Janeiro de 2020, a partir das 16.00h, terá lugar na Sala Plana da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, a Assembleia Geral da SPEHC e a eleição dos Órgãos Sociais para o Biénio 2020-2021. A Asssembleia Geral será seguida, a partir das 18.00h, das primeiras Palestras SPEHC 2020 que terão como convidadas Maria da Luz Sampaio (IHC - ESPI) e Clara Pimenta do Vale (FAUP) . O programa das actividades de 30 de Janeiro de 2020 é o seguinte::
16.00h - Assembleia Geral (reservada à participação dos membros da SPEHC)
17.30h - Pausa café
18.00h - Palestras SPEHC 2020 | Abertura – SPEHC (João Mascarenhas Mateus/Rui Póvoas)
18.15h - 'A introdução de novos materiais de construção e o ensino da engenharia : o papel de Antão Almeida Garrett' – Maria da Luz Sampaio
18.45h - 'Quando o Cimento precisava de adjectivos e nomes de lugares. Contributos para uma história do cimento natural em Portugal – Clara Pimenta do Vale
Maria da Luz Sampaio é Licenciada em História pela Fac. de Letras da U.P.; Pós-graduação em Museologia Social na Universidade de Lusófona (1997) Mestrado em Estudos Locais e Regionais na FLUP (2009). Doutorada em História e Filosofia da Ciência com tese na área da história da técnica, museologia e cultura material. Participa no projeto de investigação do Inventário do Património Industrial da cidade do Porto e, em 1996 participa no Programa Museológico do Museu da Ciência e Indústria do Porto. Participa na sua instalação e de 2000 a 2011 assume funções de Diretora do Museu da Indústria do Porto. Professora de História do Traje e de Museologia na escola Artística ARVORE. Em 2014, responsável pelo curso de formação contínua "Introdução ao Turismo Industrial" na FLUP. Autora de livros e artigos sobre musealização de edifícios industriais, património industrial, história da técnica e da indústria. Bolseira Pós Doutoramento da FCT projeto: História do Ensino da Engenharia em Portugal (1911-1960).
Clara Pimenta do Vale é arquitecta pela FAUP (1991), especializada em Física das Construções, e História da Construção em Portugal. Mestre em Construção de Edifícios pela FEUP (1999) e doutorada em Arquitectura pela FAUP (2012) com a dissertação "Um alinhamento urbano na construção edificada do Porto - O Eixo da Boavista (1927-1999) - Contributo para a História da Construção em Portugal no Século XX ". Actualmente é professora auxiliar na FAUP e Investigadora do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), grupos 'Património Arquitectónico da Cidade e do Território’ (PACT) e 'Digital Fabrication Laboratory’ (DFL). Investigadora no Projecto "CemRestore - Early 20th century mortars for building conservation - Compatibility and Sustainability” (POCI-01-0145-FEDER-031612). Orientadora de investigação (3 teses de Doutoramento em curso, e mais de 50 Dissertações de mestrado concluídas e em curso). É co-autora de 4 livros e é autora ou co-autora de mais de 50 outras publicações científicas.
No contexto do acolhimento pela FAUP da assembleia geral da Sociedade Portuguesa de Estudos de História de Construção, as Conferências são organizadas pela SPEHC e FAUP-CEAU (João Mascarenhas Mateus, Rui Póvoas, Clara Pimenta do Vale).
Entrada livre para as Palestras (sujeita à lotação do espaço).
A Assembleia Geral é reservada à participação dos membros da SPEHC.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Assembleia Geral da SPEHC - dia 30 de Janeiro de 2020
Eleições para o Biénio 2020-2021
Hora: 16.00h
Local: Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto Sala Plana)
Via Panorâmica Edgar Cardoso, 4150-755 Porto
4CFHC - 4º Congresso Francófono de História da Construção - Tremecém, Argélia - 9 a 11 de Junho de 2020 (nova data: 1 a 3 Junho de 2021)
Quatrième Congrès Francophone d’Histoire de la Construction. L’histoire de la construction, une histoire de l’Humanité
Depois dos 3 congressos organizados em França:1CFHC (Paris, 2008), 2CFHC (Lyon, 2014) e 3CFHC (Nantes, 2017), o 4º Congresso Francófono de História da Construção terá lugar no Palais de la Culture de Tlemcen-Tremecém, na Argélia. Organizado pela Universidade de Tremecém e com o subtítulo “A História da Construção, uma história da Humanidade”, o evento propõe os seguintes eixos temáticos:
EIXO 1 : Historiografia da construção e história das ciências construtivas;
EIXO 2 : Profissões, ofícios e actores da construção;
EIXO 3 : Materiais;
EIXO 4 : Concepção;
EIXO 5 : Processos construtivos e transferência de conhecimentos;
EIXO 6: Património construído e identidade;
EIXO 7: A construção, uma linguagem;
EIXO 8: Construção e meio ambiente;
EIXO 9: Análise e modelização;
EIXO 10: Direito e economia da construção;
EIXO 11: Crenças e sociedade na História da Construção.
Preço das inscrições:
Comunicações de doutorados: 6 500 Dinares Argelinos / 50 €
Comunicações de professores-investigadores: 13 000 Dinares Argelinos / 100 €
Os direitos de inscrição incluem o acesso a todas as sessões, às actas do congresso, às pausas de café, almoços e jantar de gala.
Calendário:
Data limite de submissão dos resumos: 18 de janeiro de 2020
Notificação de aceitação aos autores: 29 de fevereiro de 2020
Envio de resumos: Os resumos deverão ser preparados em francês, em formato Word,com um máximo de 200 caracteres (espaços incluídos), acompanhados de um título que deverá precisar as fontes usadas na pesquisa assim como um máximo de 10 palavras-chave que caracterizem a proposta. A proposta deverá também indicar para cada um dos autores, os apelidos e os primeiros nomes, a sua situação profissional e académica, afiliação institucional e contactos (e-mail, endereço postal, telefone).
Os resumos deverão ser enviados para o seguinte endereço mail:
O endereço electrónico do secretariado do congresso é:
Mais informações em:
https://www.histoireconstruction.fr/4cfhc-tlemcen-9-11-juin-2020-deadline-18-janvier-2020/
Conferências SPEHC 2019 - entrada livre
13 de Novembro de 2019
No próximo dia 13 de Novembro de 2019, a partir das 16.30h, terá lugar no Museu do DECivil, (Pavilhão de Civil) do Instituto Superior Técnico em Lisboa, a Conferência História da Construção e Fortificações, com o seguinte programa::
16.30h – 16.45h – Introdução (João Vieira Caldas e António Sousa Gago)
16.45h – 17.30h- "Do Mar Contra Terra. Primeiras Fortificações abaluartadas da Expansão Portuguesa"
João Barros Matos (Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora)
17.30h – 18.15h - "Fortificação e construção em terra no século XVI, antiga ou moderna?"
Margarida Tavares da Conceição (Instituto de História da Arte/NOVA FCSH; UAL)
18.15h – 19.00h - "Os sistemas defensivos do porto de Lisboa, da Reconquista à actualidade"
José Paulo Ribeiro Berger (Gabinete de Estudos Arqueológicos da Engenharia Militar)
A entrada para o Simpósio é livre, sujeita à lotação da sala
Este evento conta com o apoio do CERIS - Instituto de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, do CITUA - Centre for Innovation in Territory, Urbanism and Architeture, Universidade de Lisboa, do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa e do Programa Investigador FCT .
Palestras SPEHC 2019 - entrada livre
11 de Abril de 2019
No próximo dia 11 de Abril de 2019, a partir das 17.30h, terá lugar no Museu do DECivil, (Pavilhão de Civil) do Instituto Superior Técnico em Lisboa, a Conferência Sobre a História da Construção do Metropolitano de Lisboa, com o seguinte programa:
17.30h - 17.45h - Prof.ª Fernanda Rollo: Abertura
17.45h - 18.30h - Prof.ª Ana Cardoso de Matos: “A Exposição Universal, os Jogos Olímpicos e a inauguração do metropolitano de Paris: engenharia, planeamento e mobilidade”
18.30h - 19.15h - Eng.º Francisco Sécio: “Da SARL à EPE: 60 anos de história da construção do Metropolitano de Lisboa”
19.15h - 19.45h - Prof.ª Fernanda Rollo: Conclusões e Encerramento
Será servido um Porto de honra no final
A entrada para o Simpósio é livre, sujeita à lotação da sala
Este evento conta com o apoio do CERIS - Instituto de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa e do Programa Investigador FCT .
Assembleia Geral da SPEHC - dia 21 de Janeiro de 2019
Hora: 17.00h
Local: Instituto Superior Técnico, Pavilhão DeCivil
(Sala 4.41)
Av. Rovisco Pais 1, 1049-001 Lisboa
Conferência com apoio da SPEHC - entrada livre
30 de Novembro de 2018
No próximo dia 30 de Novembro de 2018, a partir das 09.00h, terá lugar no Salão Nobre do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa o Simpósio Internacional Cimento, betão armado e culturas construtivas: perspectivas europeias (séculos XIX-XX) / Cement, reinforced concrete and building culture: European perspectives in the 19th and 20th centuries, com o seguinte programa:
9.00 h- 9.30h
Abertura e introdução
João Pardal Monteiro (Presidente, Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa)
Fernando Moreira da Silva (Presidente, CIAUD – Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa; Presidente, Conselho Centífico, Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa)
João Mascarenhas Mateus (investigador principal FCT, CIAUD, Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa; Presidente – SPEHC, Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção).
9.30h - 10.10h
From Patent to Standard: accommodating change in Britain’s use of building materials, 1824-1934
Edwin Trout (The Concrete Society, Reino Unido)
10.10h - 10.50h
The first concretes and the rise of a new aesthetic paradigm in nineteenth century France
Gilbert Richaud (Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes, França)
10.50h - 11.10h - Pausa para café
11.10h - 11.50h
The role of reinforced concrete in the Italian School of Engineering
Tullia Iori (Macroarea di Ingegneria, Università degli Studi di Roma Tor Vergata, Itália)
11.50h - 12.30h
Comentários e perspectivas portuguesas
Rui Póvoas (Faculdade de Arquitectura, Universidade do Porto) e Júlio Appleton (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa)
12.30h - 12.45h - Debate
12.45h - 14.50h - Almoço
14.50h - 15.30h
Institutions within a new material. Early reinforced concrete in Switzerland and Germany
Mario Rinke (Eidgenössische Technische Hochschule Zürich, Suíça)
15.30h - 16.10h
Highlights and landmarks in the history of cement, concrete and structural concrete in Belgium
Bernard Espion (Laboratoire du Génie Civil, Université Libre de Bruxelles, Bélgica)
16.10h - 16.30h - Pausa para café
16.30h - 17.10h
The first patents for reinforced concrete in Spain: the origin of the 20th century construction revolution
Francisco Domouso de Alba (Escuela de Arquitectura, Ingeniería y Diseño, Universidad Europea de Madrid, Espanha)
17.10h - 17.50h
From lime to cement and reinforced concrete: building culture in Portugal before 1945
João Mascarenhas Mateus (CIAUD – Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa)
17.50h - 18.20h - Debate
18.20h - 18.30h - Conclusões e encerramento
A entrada para o Simpósio é livre, sujeita à lotação da sala
Este evento é organizado por João Mascarenhas Mateus (CIAUD, Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa), é financiado pelo projecto exploratório “From Lime to Portland Cement. Construction History and Building Cultures in Contemporary Portugal” (IF/00792/2014/CP1259/CT0001 – Programa Investigador FCT) e tem o apoio da SPEHC.
Para mais informações, consultar a página online:
http://ptbuilds20.fa.ulisboa.pt/index.php/simposio/apresentacao
Palestras SPEHC 2018 - entrada livre
25 de Outubro de 2018
No próximo dia 25 de Outubro de 2018, a partir das 11.00h, terá lugar na Sala de Atos do ICS - Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (Braga - Campus do Gualtar) a Jornada de Conferências História da Construção - Época Medieval e Moderna, com o seguinte programa:
11.00h – Abertura dos trabalhos: João Mascarenhas (SPEHC), Arnaldo Sousa Melo, Maria do Carmo Ribeiro.
Moderação – Luísa Trindade (FL/Universidade Coimbra)
11.15h – António Pereira (Bolseiro doutoramento FCT - Lab2pt -Universidade do Minho) - A capela-mor quinhentista de Vilar de Frades (Barcelos, Portugal): Reavaliação do seu processo construtivo.
11.45h – Diana Martins (IEM - FCSH, Universidade NOVA de Lisboa) - O Paço régio da Alcáçova de Lisboa: o estudo de um período de intervenções (1507-1513).
11.15h – Ricardo J. Nunes da Silva (ESART- IPCB; ARTIS-IHA/FLUL) - O Convento de Cristo na 1ª metade do século XVI: contributos para a História da Construção à luz dos livros de despesa.
13.00h – Almoço
14.30h – João Pontes (Mestre em História Medieval; Lab2pt - Universidade do Minho) - O estaleiro construtivo do Colégio da Graça: Método organizacional e indícios de uma regulamentação contratual (Século XVI).
15.00h – Inês Graça (Bolseira doutoramento FCT; Lab2pt - Universidade do Minho) e Maria Manuel Oliveira (E.A., CE.EA e Lab2pt - Universidade do Minho) - Evolução arquitectónica do Paço dos Duques de Guimarães. Loto e Redesenho, um ensaio metodológico.
15.30h – Pausa para café
16.00h – Arnaldo Sousa Melo e Maria do Carmo Ribeiro (Dep. de História e Lab2pt - Universidade do Minho) – Rumos da história da construção nos séculos XIV a XVI em Portugal. Perspectivas de investigação.
16.30h – 17.00h - Debate e encerramento
A entrada para a Jornada de Conferências é livre
Este evento tem o apoio da SPEHC e é organizado por Arnaldo Sousa Melo e Maria do Carmo Ribeiro (Departamento de História e Lab2P - Universidade do Minho).
11º Congresso Espanhol de História da Construção / XI Congreso Nacional de Historia de la Construcción
09 a 12 de Outubro de 2019
Depois de dois congressos internacionais hispanoamericanos terem sido realizados em simultâneo com as edições nacionais dos Congressos Espanhóis de História da Construção, em 2019 estes dois tipos de eventos encetam os seus caminhos naturais por separado. O regresso ao carácter nacional e a consequente redução da escala do congresso deve fomentar a continuação do intercâmbio científico e a consolidação da disciplina em Espanha. Os temas do XI Congresso Espanhol de História da Construção que se realizará no Palacio de la Audiencia em Soria, continuam a ser os habituais e os que se foram reforçando como um índice de temas da História da Construção ao longo dos dez congressos nacionais já celebrados. No anterior congresso de San Sebastián (2017) dedicou-se um tema especial aos faróis históricos o que levou a um aprofundamento desta problemática. Soria é pobre em faróis, mas rica em construções celtibero-romanas, em construções tradiicionais e em arquitectura histórica. Tendo próxima não só Numância, como também Uxama, Tiermes e os castros da tribo dos "pelendones" pretende-se evocar, em 2019, todas as contribuições do Mundo Antigo e Clássico para a História da Construção. A Arqueologia pode contribuir muito para a História da Construção. Convidam-se, tendo em conta as considerações referidas, todos os investigadores a apresentar os seus trabalhos, sempre desde a perspectiva da História da Construção. Como sempre foi hábito, as comunicações apresentadas serão publicadas nas Actas do Congresso que é organizado pela Sociedade Espanhola de História da Construção.
Datas importantes
Envio de resumos: prazo extra 5 de Fevereiro de 2019
Aceitação dos resumos: 1 de Novembro de 2018
Envio das comunicações aceites: até 1 de Março de 2019
Aceitação definitiva das comunicações: 1 de Abril de 2019
Realização do Congresso: de 9 a 12 de Outubro de 2019
Para mais informações sobre este importante congresso, consultar a página online:
http://historiaconstruccion.org/2019/
International Federation of Construction History
EN
The 13th July 2018, at the Palace of the Academies in Brussels, during the 6ICCH Closing Session, after the announcement of the 7ICCH, James Campbell, chairman of the Construction History Society, have presented the recently created International Federation of Construction History. The Federation constitution document was signed on behalf of the Portuguese Society for The Study of Construction History – Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção (SPEHC), by its chairman, João Mascarenhas Mateus.
PT
No dia 13 de Julho de 2018, no Palácio das Academias de Bruxelas, na sessão de encerramento do 6ICCH, depois do anúncio do 7ICCH, foi apresentada por James Campbell, Presidente da Construction History Society, a recentemente criada Federação Internacional de História da Construção. O documento fundador da constituição da Federação Internacional foi assinado em nome da SPEHC pelo Presidente da Direcção, João Mascarenhas Mateus.
Seventh International Congress on Construction History (7ICCH)
Lisbon, Portugal, 12-16 July 2021
EN
The 13th July 2018, at the Palace of the Academies in Brussels, during the 6ICCH Closing Session, João Mascarenhas-Mateus, the Chairman of Portuguese Society for the Study of Construction History – Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção (SPEHC), announced the location, the date and the local organizers for the 7th International Congress on Construction History (7ICCH). The 7ICCH is organized by the University of Lisbon (Lisbon School of Architecture - João Mascarenhas Mateus) and the Nova Lisbon University (Social Sciences and Humanities School – Ana Paula Pires). The congress counts already with the support of the University of Oporto (Faculty of Architecture), the University of Minho (Institute of Social Sciences) and the IST School of Engineering (University of Lisbon). Further Information concerning the 7ICCH will be available on this SPEHC online page until the creation of the 7ICCH online site.
Sétimo Congresso Internacional de História da Construção (7ICCH)
Lisboa, Portugal, 12-16 Julho 2021
PT
No dia 13 de Julho de 2018, no Palácio das Academias de Bruxelas, na sessão de encerramento do 6ICCH, João Mascarenhas Mateus, Presidente da Direcção da SPEHC, anunciou a realização do Sétimo Congresso Internacional de História da Construção (7ICCH).
O 7ICCH é organizado pela Universidade de Lisboa (Faculdade de Arquitectura – João Mascarenhas Mateus) e pela Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Ana Paula Pires). O congresso conta já com o apoio de várias instituições entre elas a Universidade do Porto (Faculdade de Arquitectura), a Universidade do Minho (Instituto de Ciências Sociais) e o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.
Informações complementares sobre o 7ICCH serão disponibilizadas num primeiro momento nesta página da SPEHC até ser criada uma página própria para o evento.
L’Histoire de la construction / Construction History.
Relevé d'un chantier européen / Survey of a European Building Site
Na sessão de abertura do 6ICCH - 6º Congresso Internacional de História da Construção, que teve lugar no dia 9 de Julho de 2018 no Palácio das Academias em Bruxelas, foi lançada a obra em 2 volumes Histoire de la Construction/ Construction History: Relevé
d'un chantier européen / Survey of a European Building Site (ISBN 978-2-406-08046-6) recentemente publicada em Paris pelas Edições Classiques Garnier e coordenada por Antoni Becchi, Robert Carvais e Joël Sakarovitch.
O primeiro volume, com 520 páginas, é dedicado ao estado da arte da História da Construção em França, Espanha, Alemanha, Itália, Países Baixos, Portugal, Russia, Países Escandinavos, Suíça e Reino Unido e conta com as contribuições de: Addis (Bill), Becchi (Antonio), Bernardi (Philippe), Bertels (Inge), Caldenby
(Claes), Campbell (James W.P.), Carvais (Robert), Delemontey (Yvan), Dessales (Hélène),
Fedorov (Sergej), Gil-Crespo (Ignacio Javier), Graf (Franz), Gulli (Riccardo), Huerta
(Santiago), Kurrer (Karl-Eugen), Lambert (Guy), Lorenz (Werner), Marino (Giulia),
Mascarenhas-Mateus (João), Nègre (Valérie), Tragbar (Klaus), Van de Vijver (Dirk).
O segundo volume, com 983 páginas, inclui estudos considerados modelares para o estudo da História da Construção a nível internacional. A lista de autores do segundo volume inclui: Addis (Bill), Aument (Lori), Becchi (Antonio), Benvenuto (Edoardo), Bertels (Inge), Boato (Anna), Bullock (Nick), Campbell (James W.P.), Camporeale (Stefano), Carvais (Robert), Clarke (Linda), Dessales (Hélène), Esquieu (Yves), Fourcaut (Annie), Friedman (Donald), Guillerme (André), Gulli (Riccardo), Hassler (Uta), Huerta (Santiago), Iori (Tullia), Kurrer (Karl-Eugen), Lambert (Guy), Lorenz (Werner), Mannoni (Tiziano), Meyer (Torsten), Middleton (Robin), Morley (Jane), Nègre (Valérie), Peters (Tom F.), Picon (Antoine), Pizzo (Antonio), Poretti (Sergio), Powell (Chris), Sakarovitch (Joël), Schlimme (Hermann), Summerson (John), Thorne (Robert), Tritsmans (Bart), Vadelorge (Loïc), Van de Vijver (Dirk) e Webster (Susan Verdi).
A aquisição desta importante obra de referência para o campo de conhecimento da História da Construção está disponível em:
Palestras SPEHC 2018 - entrada livre
21 de Junho de 2018
No próximo dia 21 de Junho de 2018, pelas 10.30h, terá lugar na Sala dos Docentes da Universidade de Évora (Colégio do Espírito Santo, Largo dos Colegiais, 2) a Jornada de Conferências Construir o século XIX: indústria e 'arquitetura do ferro'. O evento é uma organização conjunta da SPEHC e do CIDEHUS- Centro Interdisicplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora e conta com o seguinte programa:
10.30h–11.00h: Apresentação das Jornadas por João Mascarenhas Mateus (SPEHC/CIAUD -Universidade de Lisboa) e Ana Cardoso de Matos (CIDEHUS-Universidade de Évora)
1ª Sessão –Moderador: António Sousa Gago (SPEHC/IST-Universidade de Lisboa)
11.00h - 11.30h: “A utilização do ferro na Central de Captação de Água do Rio do Sousa em Gondomar”
Maria da Luz Sampaio – IHC-FSCH-UNL/CIDEHUS- Universidade de Évora
11.30h–12.00h: "Pontes do ferro no olhar dos fotógrafos portugueses no século dezanove"
Pietro Viscomi - CIDEHUS-Universidade de Évora/HERITAS
12.00h –12.30h: “O ‘ferro’ na construção: roteiro cinematográfico”
Alexandre Ramos - CIDEHUS-Universidade de Évora/HERITAS
12.30h–13.00h: Discussão
Pausa almoço
2ª Sessão Moderador: João de Mascarenhas Mateus (SPEHC/FA – Universidade de Lisboa)
14.30h–15.00h: "Os mercados de arquitetura de ferro do século XIX no sul da Península Ibérica"
Sheila Palomares Alarcón – CIDEHUS-Universidade de Évora/HERITAS
15.00h-15.30h: “Engenheiros, empresas e arquitetura do ferro na construção da Estação Ferroviária do Rossio” Ana Cardoso de Matos, CIDEHUS-Universidade de Évora
15.30h -16.00h: “A cultura andaluza aplicada na arquitetura do ferro de Sevilha. O caso da Estação Plaza de Armas “
Fernanda de Lima Lourencetti, CIDEHUS-Universidade de Évora/HERITAS
16.00h –16.30h: Discussão
16.30h–16.45h: Conclusões Ana Cardoso de Matos (CIDEHUS-Universidade de Évora) e João Mascarenhas Mateus (SPEHC)
História da Construção em Portugal: consolidação de uma disciplina
7 de Junho 2018
O lançamento do livro História da Construção em Portugal: consolidação de uma disciplina, que recebeu o apoio da SPEHC, terá lugar no dia de 7 de Junho de 2018, pelas 18.30h na Biblioteca Camões, Largo do Calhariz, 17, 1º Esq. (junto ao Largo Camões), em Lisboa. A obra reúne um conjunto de estudos, assinados por autores de referência de diferentes universidades portuguesas, que pelo seu conteúdo se propõem como modelos para o estudo da História da Construção em Portugal.
6 ICCH Sixth International Congress on Construction History
9 a 13 de Julho 2018
Estão abertas as inscrições para o 6ICCH - 6º Congresso Internacional de História da Construção que terá lugar de 9 a 13 de Julho de 2018, no Palácio das Academias de Bruxelas, depois das edições de Madrid (2003), Cambridge (2006), Cottbus (2009), Paris (2012) e de Chicago em 2015.
Para todas as informações sobre o mais importante congresso internacional da disciplina, consultar o site:
http://www.6icch.org
Palestras SPEHC 2018 - entrada livre
3 de Maio de 2018
No próximo dia 3 de Maio de 2018, pelas 14.30h, terá lugar no CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa (Rua do Viriato, 13, , Picoas Plaza, 1º) a Jornada de Conferências História da Construção & Direito em Portugal – legados e perspectivas actuais, com o seguinte programa:
14.30h – Apresentação por João Mascarenhas Mateus;
14.45h – Cláudio Monteiro (Centro de Investigação em Direito Público, Faculdade de Direito, Universidade de Lisboa)
“A enfiteuse como instrumento de urbanização e de edificação (séculos XVI-XIX)”
15.15h – Sandra MG Pinto (CHAM - Centro de Humanidades, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa)
“Antigas condicionantes legais da construção: as normas da almotaçaria”
15.45h – Helder Carita (Instituto de História de Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa)
“Leis zenonianas e legislação construtiva em Lisboa nos séculos XVI a XVIII”
17.00h - Debate
A entrada para a Jornada de Conferências da SPEHC de 2018 é livre
Cláudio Monteiro é jurista, professor, político, advogado e magistrado português, actual Juiz do Tribunal Constitucional. Licenciado em Direito em 1988 pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Concluiu o Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas em 1995 e o Doutoramento em Ciências Jurídico-Políticas em 2011, ambos na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É actualmente Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Especialista em Direito Administrativo, Direito do Urbanismo e Direitos Reais. É autor, entre outras obras de referência, do livro “Escrever direito por linhas rectas. Legislação e planeamento urbanístico na Baixa de Lisboa (1755-1833)”, AAFDL, 2010.
Sandra M. G. Pinto. Licenciada em Arquitectura (2002); Mestre em Arquitectura, Território e Memória (2007); Doutora em Arquitectura, especialidade Teoria e História da Arquitectura (2012), todos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Actualmente desenvolve o projecto de pós-doutoramento no CHAM – Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, com bolsa atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (desde 2013). É membro da SPEHC. Editora com Terry R. Slater do livro "Building Regulations and Urban Form, 1200-1900" (Routledge, 2018), e de artigos como "A regulação jurídica das fachadas em Portugal (séc. XIV-XIX)", 2016 e "Construir sem conflitos: as normas para o controlo da actividade construtiva em Valência, Sevilha e Lisboa (séculos XIII a XVI)", 2018.
Helder Carita. Arquitecto pela ESBAL -1976. Mestrado em História da Arte Moderna - Arquitectura e Urbanismo, na FCSH. da Universidade NOVA de Lisboa, com o tema «Lisboa Manuelina e a formação de modelos urbanísticos da época moderna» ( 1496-1521), Livros Horizonte, Lisboa, 1999. Concluiu o Doutoramento em História da Arte Moderna – arquitectura e urbanismo, com o tema «Arquitectura Indo-Portuguesa na Região de Cochim e Kerala, modelos e tipologias do séc. XVI e XVII. Universidade do Algarve, 2007. Actualmente, desenvolve o seu projecto de pós-doutoramento no Instituto de História de Arte (NOVA). Divide os seus domínios de investigação entre arquitectura e urbanismo sendo um das suas áreas privilegiadas a arquitectura civil. Entre as suas muitas obras publicadas destacam-se: - “ A Casa Senhorial em Portugal “, Leya 2015 ou “ Bairro Alto Mutações e Convivências Pacíficas”, CMLisboa, 2013. É membro fundador da SPEHC e relator do seu Conselho Fiscal.
Este evento é uma organização conjunta SPEHC - CIAUD, Faculdade de Arquitectura, Universidade de Lisboa e tem o apoio do CIUL - Câmara Municipal de Lisboa.
III Congreso Internacional Hispanoamericano de Historia de la Construcción
21 a 25 de Janeiro de 2019
O 3CHAHC - 3º Congresso Internacional Hispano-Americano de História da Construção terá lugar de 21 a 25 de Janeiro de 2019, no Palacio de la Escuela de Medicina no Centro Histórico da Cidade do México, depois das edições de Segovia (2015) e Donostia-San Sebastian, em 2017.
Para todas as informações sobre este importante congresso internacional, consultar o site:
http://arquitectura.unam.mx/chahc.html
6 ICCH Sixth International Congress on Construction History
9 a 13 de Julho 2018
O 6ICCH - 6º Congresso Internacional de História da Construção terá lugar de 9 a 13 de Julho de 2018, no Palácio das Academias de Bruxelas, depois das edições de Madrid (2003), Cambridge (2006), Cottbus (2009), Paris (2012) e de Chicago em 2015.
Para todas as informações sobre o mais importante congresso internacional da disciplina, consultar o site:
http://www.6icch.org
Assembleia Geral da SPEHC - dia 16 de Fevereiro de 2018
Eleições para o Biénio 2018-2019
Hora: 17.30h
Local: Universidade do Minho, Campus de Gualtar
(Sala de Actos do ICS)
R. da Universidade, 4710-057 Braga
Palestras SPEHC 2017 - entrada livre - Instituto Superior Técnico
13 de Dezembro 2017
No próximo dia 13 de Dezembro, pelas 17.30h, terá lugar no Museu de Engenharia Civil do IST (Lisboa - Campus Alameda - Pavilhão de Civil), a palestra "Sobre a Construção do Real Edifício de Mafra" que será proferida pelo Dr. António Filipe Pimentel, Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga.
António Filipe Pimentel é Doutorado em História de Arte pela Universidade de Coimbra, onde é professor no Instituto de História da Arte, de que foi Diretor (2006-09). Exerceu funções de pró-reitor da Universidade de Coimbra (2007-09) com competências na área do património e da candidatura daquela instituição a Património Mundial da UNESCO e de director do Museu Grão Vasco (2009-10) É desde 2010 director do Museu Nacional de Arte Antiga. Em 1992 publicou o livro Arquitetura e Poder: o Real Edifício de Mafra, galardoada com o Prémio Gulbenkian de História da Arte 1992/04.
Este evento é uma organização conjunta SPEHC - CERIS e teve o apoio do DECivil-IST e do Museu de Engenharia Civil do IST.
Palestras SPEHC 2017 - entrada livre - Universidade do Minho
21 de Abril de 2017
No próximo dia 21 de Abril, pelas 14h30, terá lugar na Universidade do Minho - Sala de Atos do ICS (Campus de Gualtar), a Sessão de divulgação da Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção, com o seguinte programa:
14.30h – Apresentação da SPEHC e da Sessão (António Sousa Gago, João Mascarenhas Mateus, Arnaldo Sousa Melo e Maria do Carmo Ribeiro)
14.45h – Paulo Lourenço (UMinho) - Regras geométricas e análise de abóbadas em cruzaria ao longo da história.
15.10h – Jorge Ribeiro (Lab2PT/UAUM/UMinho) – Meios, técnicas e custos da construção em Bracara Augusta. O balneário das Carvalheiras – Projeto Pós-doc FCT, em Arqueologia).
15.30h - António Pereira (Lab2PT/UMinho) - A construção monástico-conventual no noroeste da Península Ibérica: Uma abordagem multidisciplinar da História da Construção desde a época medieval até à atualidade – Projeto de doutoramento FCT, em Arqueologia.
15.50h - João Paulo Graça Pontes (Lab2PT/UMinho) - A construção do Colégio da Graça de Coimbra no século XVI – Estudo da organização do processo construtivo e gosto arquitetónico.
16.20h - 16.40h – Pausa
16.40h - Maria Manuel Oliveira (EAUMinho/Lab2PT) - ‘A obra da DGEMN no Paço Arquiepiscopal de Braga: a técnica na interpretação contemporânea do restauro arquitectónico'
17.00h - Clara Pimenta do Vale (CEAU/FAUP) - Pré-fabricação em Portugal, entre o desejo dos técnicos e a realidade do país. Exemplos pioneiros de Lisboa e Porto.
17.20h - Edgar Brito (CEAU) - O desenho no ensino da "École des Ponts et Chaussées" e da "École Polytechnique". Reflexos nas Pontes do Porto – Bolseiro de doutoramento FCT.
17h40 - Debate e encerramento.
Palestras SPEHC 2017 - entrada livre - Dr.ª Paula Ucha
23 de Fevereiro de 2017
No próximo dia 23 de Fevereiro, pelas 17.30h, terá lugar no Museu de Engenharia Civil, no Pavilhão de Civil do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, a palestra:
" Portugal em construção: evidências na documentação do Arquivo e Biblioteca de Obras Públicas", proferida pela Dr.ª Paula Cristina Ucha, Coordenadora do Núcleo de Documentação e Arquivo da Secretaria Geral do Ministério da Economia
A entrada para as Palestras da SPEHC de 2017 é livre
Paula Cristina Ucha é Licenciada em História e com pós-graduação em Ciências Documentais – variante Arquivo – pela Faculdade de Letras de Lisboa. Bolseira pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, no Estágio Internacional na Direction des Archives de France — Stage Technique des Archives. Em paralelo com a carreira profissional desenvolveu funções docentes no Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Formadora na Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas (APBAD). Publicação de artigos, estudos e trabalhos nas áreas de gestão da informação e do tratamento e descrição documental. Desempenha atualmente funções de Coordenadora do Núcleo de Documentação e Arquivo da Secretaria Geral do Ministério da Economia.
X Congreso Nacional y II Congreso Internacional Hispanoamericano de Historia de la Construcción
3 a 7 Outubro, 2017, Donostia - San Sebastian - Espanha
Mais informações: www.historiaconstruccion.org/2017
Ciclo de Palestras da SPEHC 2017 - entrada livre - dia 13 de Janeiro de 2017
Hora: 17.00h
Local: Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
(Sala Plana)
Via Panorâmica Edgar Cardoso, 4150-755 Porto
"Os Congressos Internacionais de História da Construção Luso-Brasileira: uma perspectiva via algoritmos de análise de texto" - Prof. Rui Fernandes Póvoas - CEAU | FAUP
"Alfredo de Andrade (1839-1915): contributos para a História da Construção, entre Itália e Portugal" - Prof.ª Teresa Cunha Ferreira - CEAU | FAUP
Assembleia Geral da SPEHC - dia 13 de Janeiro de 2017
Hora: 17.00h
Local: Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
(Sala Plana)
Via Panorâmica Edgar Cardoso, 4150-755 Porto
Ciclo de Palestras da SPEHC 2016 - entrada livre
7 e 5 de Junho de 2017
Nos próximos dias 7 e 15 de Junho, pelas 18 horas, terão lugar no Museu de Engenharia Civil, no Pavilhão de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, as palestras:
"O Processo de Profissionalização dos Engenheiros Civis e dos Arquitectos em Portugal ", proferida pela Professora Maria de Lurdes Rodrigues (7 de Junho)
“Práticas Artesanais na História da Ciência", proferida pelo Professor Henrique Leitão (15 de Junho).
A entrada para as Palestras da SPEHC de Junho de 2016 é livre, mas sujeita a inscrição prévia (por email: geral@spehc.pt) para garantia de lugar.
Maria de Lurdes Rodrigues é Professora no ISCTE-IUL. Foi Ministra da Educação no XVIII Governo Constitucional, representante Nacional no Working Party of R&D and Innovation Survey no Eurostat, presidente do Observatório das Ciências e das Tecnologias do Ministério da Ciência e da Tecnologia, representante nacional no Grupo Indicadores para a Sociedade da Informação da OCDE e Presidente da Fundação Luso America para o Desenvolvimento.
Henrique Leitão é Investigador Principal do Centro Interuniversitário de História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT) e Presidente do Departamento de História e Filosofia da Ciência, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi laureado com o Prémio Pessoa em 2014. É membro de várias sociedades científicas e académicas, incluindo a Academia das Ciências de Lisboa, a Académie Internationale d’Histoire des Sciences, e a History of Science Society.
2º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira
Entre 14 e 16 de Setembro de 2016 terá lugar na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto a 2ª edição do Congresso Internacional de história da Construção Luso-Brasileira (http://www.2cihclb.arq.up.pt).
Nesta segunda edição, organizada pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Universidade do Porto (CEAU-UP), com o apoio da Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção (SPEHC), pretende-se aprofundar e consolidar os avanços já alcançados em ações precedentes realizadas no domínio da História da Construção Luso-Brasileira.
DATAS IMPORTANTES:
ABERTURA DA "CALL FOR PAPERS": 28 de dezembro de 2015
SUBMISSÃO DE RESUMOS: 8 de fevereiro de 2016
NOTIFICAÇÃO DA APROVAÇÃO DE RESUMOS: 15 de março de 2016
SUBMISSÃO DOS ARTIGOS:15 de maio de 2016
NOTIFICAÇÃO DA APROVAÇÃO/REVISÃO DOS ARTIGOS: 15 de junho de 2016
SUBMISSÃO DOS ARTIGOS REVISTOS: 15 de julho de 2016
CONGRESSO: 14-16 de setembro de 2016
Assembleia Geral da SPEHC
Hora: 17.00h
Local: Museu DeCivil
Pavilhão de Civil - Piso 0
Instituto Superior Técnico,
Av. Rovisco Pais, Lisboa